Performance e Contexto

performance, registo audiovisual e reflexão em torno de objectos artísticos, no campo da performance musical.

Intérpretes

Estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, Docentes da ESML e convidados

Obras

Música instrumental a solo, Música contemporânea, música antiga, música de câmara, Ópera e Canto, jazz

Textos

Textos de reflexão sobre contextos e processos, por forma a aprofundar a discussão sobre métodos de procura, recolha, arquivo e interpretação

Entrevistas

Na primeira pessoa: depoimentos e/ou entrevistas com os músicos envolvidos no processo performativo.

outubro 02, 2022

Olivier Messiaen: Messe de la Pentecôte - Coisas visíveis e invisíveis

António Esteireiro | Escola Superior de Música de Lisboa / CESEM   Resumo Este artigo apresenta um pequeno resumo da investigação apresentada pelo autor no âmbito do Doutoramento em Artes Musicais - Área de especialização em Prática Instrumental, da Universidade Nova de Lisboa em parceria com a Escola Superior de Música de Lisboa, e concluído em Setembro de 2020. A tese apresentada tem como título, “A Obra para Órgão de Olivier Messiaen (1908-1992). Messe de la Pentecôte (1949-50): Coisas visíveis e invisíveis”. Messe de la Pentecôtede Olivier Messiaen é uma das obras mais emblemáticas para órgão do compositor francês, resultando, segundo…
julho 30, 2022

Extreme dynamics through body movement in contemporary piano music performance

Ana Telles | Universidadede Évora / CESEM   Abstract The use of extreme dynamics and modes of attack emphasizing the percussive qualities of the piano, as well as abrupt changes in intensity and registers characterize much of the piano music written in the second half of the 20th century (Caillet, 2007). It is not rare to find, in this repertoire, dynamics ranging from pppp to ffff, and even a sustained use of extreme violence which manifests itself in the repetition of notes, chords, clusters or other forms of writing emphasizing fortissimo nuances. However, from the point of view of the…
julho 28, 2022

Do manuscrito à performance: Génese de um concerto de polifonia portuguesa tardo-quinhentista

por João Vaz

João Vaz | ESML-IPL / CESEM-FCSH-NOVA   Resumo Em 2020, em antecipação da 49th Medieval & Renaissance Music Conference, calendarizada para o ano seguinte em Lisboa, fui convidado pelo CESEM (encarregado da organização daquele evento) para apresentar em concerto um programa com música portuguesa de finais do século XVI. O concerto, que viria integrar dois agrupamentos (Capella Patriarchal e Cornetas & Sacabuxas de Lisboa), sob a minha direcção, veio a realizar-se na igreja de São Roque, em Lisboa, no dia 7 de Julho de 2021. A perspectiva de conceber um programa que ilustrasse a prática da música sacra em Portugal no final…
maio 30, 2022

Gapp/McNair Piano Duo – Improvisation, Experience and Written Music

Nicholas McNair |  Escola Superior de Música de Lisboa / CESEMSamuel Gapp |  Escola Superior de Música de Lisboa   Creativity is not a Power, but rather a Principle: an abstract generalization of the myriad of agential energies comprising the creative advance. Creativity is not an agent that works through us. It is us. Whitehead's Radically Temporalist Metaphysics: Recovering the Seriousness of Time (Allan, 2020, p. 32).   Spontaneous improvisation could be defined as that aspect of a musical process that does not proceed from consciously predetermined decisions. Because of its “non-formalistic and non-objectivist” nature, “improvisation has been neglected in musicology as…
janeiro 05, 2020

Think of Jazz de Jesus Santandreu: As relações rítmicas como elemento estrutural da obra. Desafios…

 Alberto Roque | Escola Superior de Música de Lisboa / CESEM   Resumo Tendo como ponto de partida a obra Think of Jazz de Jesus Santandreu, apresentada pela Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa no seu programa temático Jazzy Winds IV, o presente artigo pretende demonstrar a importância que assumem as relações rítmicas na obra e como estas podem ser abordadas na perspectiva performativa do maestro.Serão apresentadas breves reflexões sobre as problemáticas associadas à prática de uma linguagem mais jazzística por músicos da área erudita e abordadas as questões interpretativas como desafio do maestro, numa estreita…
julho 30, 2019

Música contemporânea em instrumentos antigos

Tendo caído em desuso na segunda metade do século XVIII, a flauta de bisel não sofreu as modificações tecnológicas a que foram submetidos os outros instrumentos de sopro ao longo do século XIX. O revivalismo dos instrumentos antigos a partir dos finais desse século, levou Arnold Dolmetsch a construir cópias de flautas de bisel barrocas e o instrumento adquiriu uma enorme popularidade ao longo do século XX.Até cerca de 1960, compôs-se um acervo de obras para este instrumento, geralmente num idioma neoclássico. Na década de 60, Frans Brüggen desenvolveu uma carreira internacional de grande sucesso. Para incluir nos seus recitais…
julho 03, 2019

A inscrição textual na música de câmara instrumental: uma proposta interpretativa

“(...) I don’t think you can speak about music. You can only speak about a subjective reaction to it”. (Barenboim & Said, 2004, p.123)   As obras interpretadas neste registo em vídeo foram escolhidas para esta formação de câmara – violino, violoncelo e piano – em função dos títulos inscritos pelos respetivos compositores. No processo de trabalho em grupo, a especulação sobre as inscrições textuais foi o mote para a exploração deste programa, como se de um guia interpretativo se tratasse. Nesta medida, e ao longo de vários meses de trabalho, a orientação desta formação de câmara passou por várias…
maio 27, 2019

Piano improvisation in the context of solo performance

Professor Iñaki Sandoval visited Escola Superior de Música de Lisboa in October 2018, conducting a series of talks, masterclasses and a solo piano recital where he discussed and developed the process of improvising in the context of a solo setting. The aim of this project is to explore musically and in terms of artistic and philosophical reflection the circumstances behind the improvisational process with a focus on piano solo performance.     Credits: Suite for piano #2 "Mimesis", in in B minorHarmonic Etudes Compoded by Iñaki Sandoval From the CD/DVD: "Estonian Suite: Live In Tallinn (Bebyne Records, 2017)
maio 25, 2019

'MULTIDÃO' | Monodrama para Contratenor e Ensemble Instrumental

A presente investigação decorre da falta de repertório contemporâneo português específico para a voz de contratenor. Aproximadamente na década de 1950, esta voz foi alvo de uma redescoberta através do trabalho de nomes incontornáveis como Alfred Deller. Ao reaparecimento deste “novo” tipo de voz está aliada a crítica de alguns músicos que sublinham o facto de se tratar de uma voz falsa (do italiano falsetto – diminutivo de falso ou false), que recorre ao uso do falsete, privada de harmónicos que apenas se alcançam com o registo “natural” da voz. Desta forma, este projecto tem como objectivo principal contribuir para…
dezembro 31, 2018

Kinderszenen Op.15

Javier Plaza Pérez | Escola Superior de Música de Lisboa     Childhood was an ideal subject in every field of art, including music. The Romantics had a tendency to portray everything that was poetic and elusive, and Robert Schumann was highly influenced by this topic.  In 1833 Schumann wrote, “In every child is found a wondrous depth”.     Kinderszenen Op.15, written in February 1838, was Schumann’s first composition linked to the theme of childhood.  What makes this piano cycle unique and different from some of his later piano works inspired by this topic, such as Für der Jugend Op.68, Ballscenes Op.109 or…