Performance e Contexto

performance, registo audiovisual e reflexão em torno de objectos artísticos, no campo da performance musical.

Intérpretes

Estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, Docentes da ESML e convidados

Obras

Música instrumental a solo, Música contemporânea, música antiga, música de câmara, Ópera e Canto, jazz

Textos

Textos de reflexão sobre contextos e processos, por forma a aprofundar a discussão sobre métodos de procura, recolha, arquivo e interpretação

Entrevistas

Na primeira pessoa: depoimentos e/ou entrevistas com os músicos envolvidos no processo performativo.

junho 29, 2021

Concerto a 3 Violini Concertato

Origins The production of concertato style works by Johann Sebastian Bach (1685-1750) experienced a particular development during the period in which he returned to Weimar in the years 1708-17, where he came into contact with several concertos by other composers, especially Italian ones, such as Antonio Vivaldi, Arcangelo Corelli, Tomaso Albinoni and Giuseppe Torelli, works that he studied, copied, and transcribed multiple times. However, references to Bach's concertos for multiple soloists coincide in setting the 1730s (1723-50) in Leipzig. The present edition of this Concerto by Johann Sebastian Bach aims not so much at an alleged and precise reconstruction of the…
setembro 11, 2020

Olivier Messiaen: Messe de la Pentecôte - Things visible and invisible

  Abstract: Olivier Messiaen’s Messe de la Pentecôte is one of the French composer’s most symbolic pieces for organ – one that, according to the composer himself, results from considerable improvisation at Église de la Sainte-Trinité in Paris. Investigating the origin and meaning of these improvisations is important to allow an understanding of the creative process of the composer during this period, a process that embraced intertextuality and new musical composition processes. The manuscripts that were the basis for the Messe were only recently made available by the National Library of France and were observed under the scope of this…
abril 23, 2020

Essay VIII: a key work in the piano output of Christopher Bochmann

Abstract: Christopher Bochmann's pianistic language is based on a fairly conventional instrumental technique, inherited from the 19th century pianistic tradition, yet encompassing characteristic features developed by authors associated with the 2nd Viennese School and post-serialism, as well as significant experiences in the fields of free forms and aleatoric music. The permeability to a neoclassical sensibility, probably stimulated by contact with Nadia Boulanger in the formative years, has remained over time and manifests itself from time to time, both in the use of techniques, genres and forms of the past, but also, more comprehensively, in a constant search for balance and…
janeiro 05, 2020

Think of Jazz de Jesus Santandreu: As relações rítmicas como elemento estrutural da obra. Desafios…

  Resumo Tendo como ponto de partida a obra Think of Jazz de Jesus Santandreu, apresentada pela Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa no seu programa temático Jazzy Winds IV, o presente artigo pretende demonstrar a importância que assumem as relações rítmicas na obra e como estas podem ser abordadas na perspectiva performativa do maestro.Serão apresentadas breves reflexões sobre as problemáticas associadas à prática de uma linguagem mais jazzística por músicos da área erudita e abordadas as questões interpretativas como desafio do maestro, numa estreita relação com a partitura de uma obra. Palavras-chave: orquestra de sopros,…
julho 30, 2019

Música contemporânea em instrumentos antigos

Tendo caído em desuso na segunda metade do século XVIII, a flauta de bisel não sofreu as modificações tecnológicas a que foram submetidos os outros instrumentos de sopro ao longo do século XIX. O revivalismo dos instrumentos antigos a partir dos finais desse século, levou Arnold Dolmetsch a construir cópias de flautas de bisel barrocas e o instrumento adquiriu uma enorme popularidade ao longo do século XX.Até cerca de 1960, compôs-se um acervo de obras para este instrumento, geralmente num idioma neoclássico. Na década de 60, Frans Brüggen desenvolveu uma carreira internacional de grande sucesso. Para incluir nos seus recitais…
julho 03, 2019

A inscrição textual na música de câmara instrumental: uma proposta interpretativa

“(...) I don’t think you can speak about music. You can only speak about a subjective reaction to it”. (Barenboim & Said, 2004, p.123)   As obras interpretadas neste registo em vídeo foram escolhidas para esta formação de câmara – violino, violoncelo e piano – em função dos títulos inscritos pelos respetivos compositores. No processo de trabalho em grupo, a especulação sobre as inscrições textuais foi o mote para a exploração deste programa, como se de um guia interpretativo se tratasse. Nesta medida, e ao longo de vários meses de trabalho, a orientação desta formação de câmara passou por várias…
maio 27, 2019

Piano improvisation in the context of solo performance

Professor Iñaki Sandoval visited Escola Superior de Música de Lisboa in October 2018, conducting a series of talks, masterclasses and a solo piano recital where he discussed and developed the process of improvising in the context of a solo setting. The aim of this project is to explore musically and in terms of artistic and philosophical reflection the circumstances behind the improvisational process with a focus on piano solo performance.     Credits: Suite for piano #2 "Mimesis", in in B minorHarmonic Etudes Compoded by Iñaki Sandoval From the CD/DVD: "Estonian Suite: Live In Tallinn (Bebyne Records, 2017)
maio 25, 2019

'MULTIDÃO' | Monodrama para Contratenor e Ensemble Instrumental

A presente investigação decorre da falta de repertório contemporâneo português específico para a voz de contratenor. Aproximadamente na década de 1950, esta voz foi alvo de uma redescoberta através do trabalho de nomes incontornáveis como Alfred Deller. Ao reaparecimento deste “novo” tipo de voz está aliada a crítica de alguns músicos que sublinham o facto de se tratar de uma voz falsa (do italiano falsetto – diminutivo de falso ou false), que recorre ao uso do falsete, privada de harmónicos que apenas se alcançam com o registo “natural” da voz. Desta forma, este projecto tem como objectivo principal contribuir para…
dezembro 31, 2018

Kinderszenen Op.15

Childhood was an ideal subject in every field of art, including music. The Romantics had a tendency to portray everything that was poetic and elusive, and Robert Schumann was highly influenced by this topic.  In 1833 Schumann wrote, “In every child is found a wondrous depth”.     Kinderszenen Op.15, written in February 1838, was Schumann’s first composition linked to the theme of childhood.  What makes this piano cycle unique and different from some of his later piano works inspired by this topic, such as Für der Jugend Op.68, Ballscenes Op.109 or Drei Clavier-Sonaten für die Jugend Op.118, is the fact that Kinderszenen were not composed…
julho 13, 2018

Técnica de Pizzicato de Três Dedos

A abordagem técnica de Niels-Henning Ørsted Pedersen (1946-2005) ao contrabaixo é inovadora no sentido em que pressupõe a utilização dos três dedos da mão direita (indicador, médio e anelar) para a execução de pizzicato, ao passo que grande parte dos mais conceituados contrabaixistas da história do jazz (ex. Ray Brown, Paul Chambers ou Ron Carter) utilizam apenas dois (indicador e médio) ou mesmo só um (indicador) (Carter, 1998). Niels-Henning Ørsted Pedersen, conhecido no universo do jazz por NHOP, através desta técnica inovadora, contribuiu para o destaque do papel do contrabaixista no jazz, nomeadamente em termos do acompanhamento e improvisação. Esta…

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