Ricardo Pinheiro | Carlos Caires | Tiago Neto (Eds.)
Performance, registo audiovisual e reflexão em torno de objectos artísticos, no campo da performance musical.
“Lisboa à Noite” marca o início do percurso profissional de José Luís Simões. O guitarrista apresentou esta canção na audição em casa do maestro Ferrer Trindade, tendo anos mais tarde participado na versão gravada pelo Thilo’s Combo. Carlos Menezes também fez uma versão desta canção no seu EP…
Resumo Este artigo apresenta um pequeno resumo da investigação apresentada pelo autor no âmbito do Doutoramento em Artes Musicais - Área de especialização em Prática Instrumental, da Universidade Nova de Lisboa em parceria com a Escola Superior de Música de Lisboa, e concluído em Setembro de 2020. A…
Portuguese version Abstract The use of extreme dynamics and modes of attack emphasizing the percussive qualities of the piano, as well as abrupt changes in intensity and registers characterize much of the piano music written in the second half of the 20th century (Caillet, 2007). It is not…
Resumo Em 2020, em antecipação da 49th Medieval & Renaissance Music Conference, calendarizada para o ano seguinte em Lisboa, fui convidado pelo CESEM (encarregado da organização daquele evento) para apresentar em concerto um programa com música portuguesa de finais do século XVI. O concerto, que viria integrar dois agrupamentos…
Portuguese version Creativity is not a Power, but rather a Principle: an abstract generalization of the myriad of agential energies comprising the creative advance. Creativity is not an agent that works through us. It is us. Whitehead's Radically Temporalist Metaphysics: Recovering the Seriousness of Time (Allan, 2020, p. 32). Spontaneous…
Resumo Tendo como ponto de partida a obra Think of Jazz de Jesus Santandreu, apresentada pela Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa no seu programa temático Jazzy Winds IV, o presente artigo pretende demonstrar a importância que assumem as relações rítmicas na obra e como…
Tendo caído em desuso na segunda metade do século XVIII, a flauta de bisel não sofreu as modificações tecnológicas a que foram submetidos os outros instrumentos de sopro ao longo do século XIX. O revivalismo dos instrumentos antigos a partir dos finais desse século, levou Arnold Dolmetsch a…
Professor Iñaki Sandoval visited Escola Superior de Música de Lisboa in October 2018, conducting a series of talks, masterclasses and a solo piano recital where he discussed and developed the process of improvising in the context of a solo setting.The aim of this project is to explore musically…
A presente investigação decorre da falta de repertório contemporâneo português específico para a voz de contratenor. Aproximadamente na década de 1950, esta voz foi alvo de uma redescoberta através do trabalho de nomes incontornáveis como Alfred Deller. Ao reaparecimento deste “novo” tipo de voz está aliada a crítica de alguns…
Portuguese version Childhood was an ideal subject in every field of art, including music. The Romantics had a tendency to portray everything that was poetic and elusive, and Robert Schumann was highly influenced by this topic. In 1833 Schumann wrote, “In every child is found a wondrous depth”. Kinderszenen Op.15,…
A abordagem técnica de Niels-Henning Ørsted Pedersen (1946-2005) ao contrabaixo é inovadora no sentido em que pressupõe a utilização dos três dedos da mão direita (indicador, médio e anelar) para a execução de pizzicato, ao passo que grande parte dos mais conceituados contrabaixistas da história do jazz (ex. Ray…
A voz instrumental constitui-se enquanto ferramenta de interpretação e improvisação musical utilizada por cantores desde os primórdios do jazz. Tendo-se modificado esteticamente ao longo dos séculos XX e XXI, é uma abordagem que envolve uma considerável liberdade criativa e que se verifica tanto no contexto mais hermético da música…
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