CESEM.IPL | Performance e Contexto | Portfolios | MusicEd

Tiago Mourão

Biografia

Tiago Mourão iniciou o seu percurso musical aos 9 anos, em 2002, na escola de música Soprano na Gafanha da Nazaré, onde estudou até 2007. Em 2007 ingressou na escola de música RIFF em Aveiro, frequentando o curso de Jazz. Então, com 14 anos de idade, começou a ter aulas de baixo elétrico com Carl Minnemann, o qual o estimulou no estudo do jazz e posteriormente na passagem para o contrabaixo. Nesta mesma escola teve aulas com Oscar Graça, Florbela Dias, João Martins, Fernando Rodrigues e João Mortágua. Terminou os seus estudos na Riff aos 18 anos. Depois ingressou no curso de Jazz da Jobra, onde estudou entre os anos 2011 e 2012. Em 2012 representou a Jobra no festival de jazz São Luiz, conquistando o prêmio de melhor Combo de Escolas Secundárias. No ano lectivo de 2012/2013 ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo no curso de Jazz Performance, em contrabaixo. Em Julho de 2015 termina a sua licenciatura. com uma pontuação final de 18. Aqui estudou com António Augusto Aguiar, Florian Petzborn, Michael Lauren, Pedro Guedes, Telmo Marques, Carlos Azevedo, José Carlos Barbosa, Nuno Ferreira, Abe Rabade, Paulo Perfeito, entre outros. A par com o seu percurso académico, desde os 12 anos que começou a sua experiência em palco com várias bandas que vão do jazz, rock, funk à música popular, tendo ganhado uma grande versatilidade em tocar diferentes estilos musicais.

Participou de workshops e masterclasses com Jim Black, Jesús Santandreu, Abe Rabade, Carlos Mendes, Chris Speed, Ben Street, Adam Lane, André D'Ángelo, João Martins, Miguel Amado, Vicky Marques, Mario Laginha, Joe Satriani, Steve Vai entre outros.

Em 2016 ingressa no Mestrado em Jazz Performance na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Nelson Cascais, João Moreira, André Fernandes, Ricardo Pinheiro, entre outros. Em Junho de 2018 concluiu o mestrado com a apresentação do seu projecto artístico de investigação, que englobou a caracterização da técnica de pizzicato de três dedos utilizada pelo contrabaixista Niels Hennig Orsted Pedersen. Esta investigação teve a orientação do Professor Ricardo Pinheiro e a Co-orientação do Professor Nelson Cascais, que obteve 19 valores na sua apresentação final.

Actualmente encontra-se em colaboração com vários projetos musicais no meio do Jazz, World Music e Pop.