Javier Plaza Pérez

Javier Plaza Pérez

Javier Plaza nasceu em Cáceres e iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Profissional de Música "Hermanos Berzosa", com Elvira Ortega e Joaquín Parra. Paralelamente, completa a sua formação em Madrid no estúdio de Rosa Mª Kucharski, tendo também inúmeras aulas de aperfeiçoamento com ilustres pianistas como Carlos Cebro, Fernando Puchol e Esteban Sánchez. Aos quinze anos, obtém o primeiro prémio no Concurso Jóvenes Intérpretes de Música Clásica de Extremadura, galardão que o levará a atuar como solista em diversas salas da região.

Em 1990, recebeu uma bolsa da Fundação Loewe / Hazen para estudar em Lyon com a pianista alemã Edith Picht-Axenfeld. Nesse mesmo ano, atua em Madrid para a estação de televisão Telecinco num programa ao vivo dedicado a jovens promessas (Hablando se entiende la gente). Em 1992, após concluir os estudos profissionais com classificação máxima, mudou-se para os Estados Unidos para continuar a sua formação artística como bolseiro da University of Northern Iowa, obtendo uma Licenciatura em Interpretação de Piano (B.M.), cum laudem, em 1996. Durante este período, estudou com Joyce Gault, Howard Aibel e Robert Washut, participando também em masterclasses com Kevin Kenner e Barry Snyder. Entre 1992 e 1994, alcançou os primeiros prémios em vários concursos de piano: Terrace Hill Piano Competition, Des Moines (final transmitida em direto pela Iowa Public Television); IMTA Piano Competition, Iowa City; Fort Dodge Young Artist Soloist Competition, estreando-se a solo com a Orquestra Sinfónica de Fort Dodge.

Em 1997, recebeu uma bolsa de estudos da Universidade do Texas (San Antonio, TX) para realizar os seus estudos de pós-graduação com Elisenda Fabregas. Em 1998, Javier regressou à Extremadura e iniciou a sua carreira docente no Conservatório Profissional de Música "Esteban Sánchez" de Mérida, onde é atualmente professor de piano. Lecionou também as disciplinas de música de câmara e acompanhamento, tendo desempenhado durante quatro anos o cargo de coordenador. Em 2004, obteve o mestrado em Pedagogia pela Universidade Complutense de Madrid.

O seu interesse pela música contemporânea levou-o a integrar vários projetos artísticos. É membro da Compañía de Arte Nuevo CANAC, com quem estreou no XX Festival Ibérico de Badajoz o drama musical "La cena está servida", do compositor José Ignacio de la Peña. Em 2005, estreou em Badajoz, juntamente com a soprano Celia Sánchez del Río, várias canções para soprano e piano de De la Peña, Rebeca Santiago, Alicia Terrón e Vasco Pereira, apresentando também a sonatina para violoncelo e piano de Enrique Muñoz, juntamente com o violoncelista. José Miguel Sancho. Participou também na gravação de bandas sonoras para várias companhias de teatro, como Rodetacón Teatro (Bajo Llave) e Suripanta (Madre Coraje).

Em 2010, fundou o Allegro Piano Dúo, juntamente com o pianista andaluz Daniel Barroso, interpretando um vasto repertório para piano a quatro mãos.

Nos últimos anos, Javier ampliou a sua formação frequentando cursos de interpretação de piano ministrados por músicos internacionais de renome, como Paul Badura-Skoda, Eldar Nebolsin, Cordelia Höfer, Imogen Cooper, Tamas Vesmas, Luca Chiantore, Guillermo González, Emmanuel Ferrer-Laloë, Massimo Gon, etc.

Em 2018, Javier obteve o Mestrado em Piano (Master in Music) na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a direção do lendário pianista e pedagogo português Jorge Moyano, tendo também aulas com os pianistas Miguel Henriques e Nicholas McNair.

segunda-feira, 31 dezembro 2018 18:24

Kinderszenen Op.15

          Logo IDICA horizontal 500px         

Todos os direitos reservados - Escola Superior de Música de Lisboa - CESEM - Pólo IPL | 2018

Search