CESEM.IPL | Performance e Contexto | Portfolios | MusicEd
Obras | Intérpretes
Natural de Cáceres, Extremadura, Espanha, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Profissional de Música “Hermanos Berzosa” com Elvira Ortega e Joaquín Parra. Paralelamente, e ao fim de quatro anos, completou a sua formação em Madrid, no estúdio de Rosa M. Kucharski, tendo tido também inúmeras aulas de aperfeiçoamento com Carlos Cebro, Fernando Puchol e Esteban Sánchez. Obteve, em 1989, o primeiro prémio no Concurso Jóvenes Intérpretes de Música Clásica de Extremadura, galardão que o levou a actuar como solista em diversas salas da região. Em 1990, recebeu uma bolsa da Fundação Loewe/Hazen para estudar em Lyon com Edith Picht-Axenfeld. Nesse mesmo ano actuou em Madrid, para a Tele5, num programa ao vivo dedicado a jovens promessas.
Após concluir os estudos profissionais com a classificação máxima, mudou-se para os Estados Unidos para continuar a sua formação artística como bolseiro da Universidade do Norte do Iowa, tendo obtido a Licenciatura em Música (variante -Piano), cum lauda, em 1996. Durante este período estudou sob a orientação de Joyce Gault e Howard Aibel. Obteve o 1º prémio no 1992 Terrace Hill Piano Competition, Des Moines (final transmitida em directo pela Iowa Public Television); IMTA Piano Competition, Iowa City; e no Fort Dodge Young Artist Soloist Competition, estreando-se a solo com a Orquestra Sinfónica de Fort Dodge. Em 1997, recebeu uma bolsa de estudos da Universidade do Texas (San Antonio) para realizar estudos de pós-graduação com Elisenda Fabregas.
Desde 2001, é docente da disciplina de Piano no Conservatório Profissional de Música "Esteban Sánchez" de Mérida. Leccionou também as disciplinas de música de câmara e acompanhamento, tendo desempenhado durante quatro anos o cargo de coordenador.
Em 2004, obteve o Mestrado em Pedagogia pela Universidade Complutense de Madrid. O seu interesse pela música contemporânea levou-o a integrar vários projectos artísticos. É membro da Compañía de Arte Nuevo Canac, com quem estreou no XX Festival Ibérico de Badajoz o drama musical La cena está servida da autoria do compositor J. Ignacio de la Peña. Em 2005, estreou em Badajoz para a Acex (associação de compositores da Extremadura) canções para soprano e piano de De la Peña, Rebeca Santiago, Alicia Terrón e Vasco Pereira, juntamente com a soprano Celia Sánchez, apresentando também a sonatina para violoncelo e piano de Enrique Muñoz juntamente com o violoncelista José Miguel Sancho. Participou também na gravação de bandas sonoras para as companhias de teatro Rodetacón Teatro (Bajo Llave) e Suripanta (Madre Coraje). Em 2010, fundou o Allegro Piano Duo, juntamente com o pianista Daniel Barroso, interpretando um vasto repertório para piano a quatro mãos.
Em 2018, concluiu o Mestrado em Música na especialidade de Piano na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação de Jorge Moyano, tendo tido também aulas com os pianistas Miguel Henriques e Nicholas McNair.
Javier Plaza alargou a sua formação frequentando cursos de interpretação de piano ministrados por músicos internacionais de renome, tais como Kevin Kenner, Barry Snyder, Paul Badura-Skoda, Guillermo González, Eldar Nebolsin, Cordelia Höfer, Imogen Cooper, Tamas Vesmas, Luca Chiantore, e Massimo Gon.